Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), as doenças cardiovasculares, como o infarto agudo do miocárdio, são as que mais matam no mundo todo. Uma importante parcela dessas mortes poderia ser evitada simplesmente com a adoção de hábitos de vida saudáveis.
Confira alguns hábitos para cuidar da saúde do seu coração:
– Fique atento ao peso. A obesidade, sobretudo a abdominal, é um fator de risco para o surgimento de doenças cardiovasculares. O aumento da obesidade e do sobrepeso na população brasileira está diretamente relacionado ao consumo excessivo de carboidratos.
– Mantenha uma alimentação saudável. Evite o excesso de sal e o consumo de alimentos industrializados. Gorduras de origem animal, que são ricas em colesterol e gorduras saturadas , também devem ser evitadas.
– Pratique exercícios físicos regularmente. Trinta minutos de caminhada, 4 a 5 vezes por semana, já contribuem na prevenção de doenças cardiovasculares. O sedentarismo é um importante fator de risco para infarto agudo do miocárdio.
– Faça uma avaliação médica regularmente, sobretudo se você tem mais de 40 anos.
– Verifique periodicamente os seus níveis de colesterol, glicemia de jejum e pressão arterial.
– Evite o estresse. Ele está diretamente ligado à hipertensão arterial e ao surgimento de doenças cardíacas. Mantenha uma rotina equilibrada com momentos de escape e lazer.
– O tabagismo é um dos mais agressivos fatores de risco para doenças cardiovasculares. O risco de infarto pode ser elevado em até 8 vezes em pacientes que fumam.
Dr. Rodrigo Morel Vieira de Melo
Cardiologista e Ecocardiografista